Aprenda a usar os textos de apoio na prova de redação do ENEM – Melhore sua nota

Os textos motivadores na redação Enem têm a função de situar você acerca do tema da proposta. Eles são pensados para ajudá-lo a refletir sobre o assunto abordado e definir o tema, sobre o qual a banca espera que você escreva. Além de despertar ideias para o desenvolvimento e testar sua capacidade de interpretação. A coletânea trazida pela prova de redação do ENEM pode vir na forma de textos escritos – trechos de livros, artigos de opinião, leis, poesias, letras de músicas, quadrinhos, tirinhas, peças publicitárias, gráficos, caricaturas, tabelas, mapas, obras de arte, dentre outros.

Veja algumas orientações para que você faça o melhor uso possível os textos motivadores na redação do ENEM 2019

Leia cada texto com o máximo de sua atenção

Grife o que for importante. Faça anotações. Os textos motivadores são escolhidos com a finalidade de indicar ao candidato (você) quais são as linhas de raciocínio – tema – que a banca corretora do exame espera que você discuta na sua redação, por isso é muito importante lê-los com bastante atenção.

Se você sente dificuldades para começar  a escrever o seu texto

Entenda que os textos de apoio podem ser de muita ajuda. Como eles sempre vão indicar reflexões válidas e importantes a respeito do tema, você pode utilizar o mesmo raciocínio como ponto de partida para o seu texto. Além disso, eles vão trazer à memória os conhecimentos de mundo adquiridos ao longo da sua trajetória de vida, sua bagagem sociocultural e ainda puxar alusões históricas, citações e fatos relacionados ao tema. Aprenda a fazer inferências, ou seja, entender o que está implícito em cada fato escrito nos textos motivadores.

Veja um exemplo:
O texto a seguir é parte da coletânea da prova de redação do ENEM 2018

TEXTO II
Nos sistemas dos gigantes da internet, a filtragem de dados é transferida para um exército de moderadores em empresas localizadas do Oriente Médio ao Sul da Ásia, que têm um papel importante no controle daquilo que deve ser eliminado da rede social, a partir de sinalizações dos usuários. Mas a informação é então processada por um algoritmo, que tem a decisão final. Os algoritmos são literais. Em poucas palavras, são uma opinião embrulhada em código. E estamos caminhando para um estágio em que é a máquina que decide qual notícia deve ou não ser lida. 

PEPE ESCOBAR. A silenciosa ditadura do algoritmo. Disponível em:

Veja como as inferências foram usadas, no parágrafo a seguir, em uma redação nota mil ENEM 2018, a partir do texto motivador acima:

Em segundo lugar, o ser humano perde sua capacidade de escolha. Conforme o conceito de “Mortificação do Eu”, do sociólogo Erving Goffman, é possível entender o que ocorre na internet que induz o indivíduo a ter um comportamento alienado. Tal preceito afirma que, por influência de fatores coercitivos, o cidadão perde seu pensamento individual e junta-se a uma massa coletiva. Dentro do contexto da internet, o usuário, sem perceber, é induzido a entrar em determinados sites devido a um “bombardeio” de propagandas que aparece em seu dispositivo conectado. Evidencia-se, portanto, uma falsa liberdade de escolha quanto ao que fazer no mundo virtual.

Você percebe que o parágrafo inteiro foi escrito a partir de inferências feitas a partir da leitura e da interpretação do texto motivador?

Capacidade de interpretação

Jamais copie trechos dos testos motivadores. Caso o candidato os copie, eles não são considerados na contagem de linhas, além de deixar claro que o aluno não tem a capacidade exigidas na competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Não despreze  imagens e dados estatísticos

É muito comum encontrar dentro dos textos motivadores dados relevantes para a proposta temática em questão, como gráficos e estatísticas. Essas informações podem ser utilizadas, por exemplo, para provar os seus argumentos por meio de raciocínios, ou justificar a relevância de sua proposta de intervenção. Além disso, esses dados também devem ser aproveitados para explicar em seu texto por quais razões tais fenômenos acontecem, ao invés de apenas indica-los.

Veja o exemplo:

Veja como os dados acima foram usados no parágrafo de desenvolvimento da redação nota mil – ENEM 2018 – abaixo:

Primeiramente, é notável que o acesso a esse meio de comunicação ocorre de maneira, cada vez mais, precoce.(aqui o candidato fez uma inferência a partir da interpretação dos dados do texto) Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE,(citou a fonte, que vem logo abaixo do texto) no ano de 201, apenas 35% dos entrevistados, que apresentavam idade igual ou superior a 10 anos, nunca haviam utilizado a internet.(Interpretou os dados e os escreveu em forma de fato para provar o argumento) Isso acontece porque desde cedo a criança tem contato com aparelhos tecnológicos que necessitam da disponibilidade de uma rede de navegação, que memoriza cada passo que esse jovem indivíduo dá para traçar um perfil de interesse dele e, assim, fornecer assuntos e produtos que tendem a agradar ao usuário. Dessa forma, o uso da internet torna-se uma imposição viciosa para relações sócio-econômicas.”

Ler e interpretar os textos de apoio é requisito primordial para entender o tema exigido pela banca

Não ler os textos de apoio pode significar nota zero na redação ou uma nota baixa. Eles são o norte para que o candidato saiba sobre o que escrever.


Aprender a ler e interpretar os textos de apoio liberta você da angustia de viver tentando advinhar o tema da redação!


Fátima Oliveira


Exercício
Leia, interprete, faça inferências a partir do último texto motivador e escreva 5 fatos decorrentes da sua análise.
Você pode enviar suas respostas pelo whatsapp: Prometo corrigir e responder às 20 primeiros mensagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *