Aproveite os resultados : no trabalho, nos estudos, nas relações pessoais e na saúde

Você faz parte do grupo de pessoas que não gosta de ler e que entende como blá, blá, blá, quando ouve dizer que a leitura é uma ótima ferramenta para desenvolver a sua mente?

Vim aqui para te dizer que é verdade, pode confiar! E se você tem tido dificuldades na hora de organizar suas ideias, elaborar bons discursos e pensar de maneira clara e crítica, meu conselho é que você continue a leitura desse post, se possível imprima-o e cole na sua cabeceira, pois as dicas que estão logo aqui abaixo podem mudar sua vida!

A leitura dos clássicos da literatura, além de aumentar o seu vocabulário, a  sua capacidade de interpretação, te ajudará ainda, a transformar meras informações em conhecimento útil.

É inegável, que a boa leitura é uma excelente aliada no desenvolvimento das capacidades cognitivas . Além de melhorar as habilidades de escrita e compreensão de textos, o que hoje é importantíssimo para se ter sucesso no trabalho, nas provas de concursos públicos, nos vestibulares e  no ENEM.

Além disso, segundo pesquisas, os riscos de desenvolver Alzheimer ou demência após a vida adulta diminuem.
Elas indicaram que o estímulo mental da leitura ajuda no controle de doenças como demência e Alzheimer. Por exemplo, um estudo do jornal Neurology, de 2013, descobriu que pessoas que sustentam o hábito de ler após a vida adulta também preservam por mais tempo suas habilidades mentais.

Entenda como a leitura dos clássicos podem ajudar você a ser uma pessoa muito melhor e mais capaz de fazer a diferença no mundo.

1.   Ler aumenta o seu vocabulário

Ao ler os clássicos, você encontrará uma imensidão de palavras que não fazem parte do seu cotidiano. Aprender novas palavras, além de enriquecer o seu vocabulário melhora também, o seu discurso oral e escrito. É impossível negar que pessoas que se comunicam bem causam sempre boa impressão, além de atrair admiração, sucesso e melhores oportunidades nos negócios, nos relacionamentos, na vida!

2.   Ajuda você a parar de perder tempo pensando no que vai escrever

Não há como ler bons textos e continuar com dificuldades para escrever organizadamente as ideias no papel, pois enquanto você lê visualiza as palavras, a gramática e diferentes estilos. Quando menos espera, seus pensamentos tornam-se mais claros, suas conversas mais interessantes e aquelas velhas dificuldades com pontuação, concordância e outras dificuldadezinhas com a gramática, já não existem mais, assim como as dificuldades com coerência e coesão. A leitura pode fazer milagres na sua escrita! Faça o teste!

3.   Transforma o seu discurso

A leitura de bons livros o colocará em contato com textos impecáveis, narrativas belas e perfeitas. Além de fazer sonhar, viajar por lugares nunca imaginados, esses textos também o ajudarão a dominar o idioma, organizar melhor os seus discursos, mesmo os imprevistos, usar seus conhecimentos de mundo a seu favor e, dessa maneira conquistar muito mais audiência e desfrutar de um diferencial, já que poucos são os que conseguem se comunicar bem hoje em dia!

4.   Criatividade, novas ideias, conhecimento de mundo, raciocínio crítico

Você já observou o quanto as pessoas são repetitivas e o quanto falta criatividade, originalidade e pensamento prático nos discursos, mesmo de alguns dos seus professores?  Isso acontece porque, para desenvolver novas ideias é necessário que se adquira, constantemente, novos conhecimentos, novas visões sobre os vários aspectos do mundo. A leitura da literatura clássica proporciona tudo isso ao leitor. Capacita a mente normal, transformando-a em uma mente genial.

5.   Estimula a curiosidade

Quanto mais você lê e conhece novos mundos, novas pessoas, aspectos importantes da história, da sociedade e tantos outros, mais terá vontade e curiosidade para descobrir. Desse modo, quem descobre o poder da leitura, apaixona-se perdidamente pelos livros e quer sempre mais e mais.

6.   Senso crítico e destaque

Quem lê é capaz de se tornar protagonista, tanto nas conversas normais do dia adia, quanto naquelas importantíssimas e que poderão transformar o seu futuro. Você já observou pessoas que parecem saber de tudo, que são capazes de convencer as outras a comprar suas ideias e sempre se destacam nas rodas de conversas? Tenha uma certeza: essas são leitoras vorazes de bons textos.

7.   Desenvolve a leitura dinâmica

Nenhum outro método desenvolve tanto as habilidades de leitura dinâmica e eficaz, quanto o hábito de ler diariamente.

08.  Desenvolvimento pessoal e profissional

Tudo o que você acabou de ler nos itens acima, só pode resultar em melhorias em diversos aspectos importantíssimos para uma vida promissora e útil.  Nesse contexto, é inegável que a leitura dos clássicos da literatura, além de aumentar o seu repertório cultural, o diferenciará dos demais, o que para o âmbito profissional é garantia de mais credibilidade, sucesso e, consequentemente melhores remunerações.

Que tal correr agora, para começar a leitura de um novo clássico da literatura? 

Se precisar de dicas sobre por onde começar, deixe-nos saber nos comentários. Teremos prazer em ajudar você nessa caminhada para o sucesso!


Um Abraço!

Fátima Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *