Responder à pergunta comum da entrevista “Então, conte-me sobre você” parece bastante fácil. Afinal, você só precisa falar sobre seu histórico, e esse é um tópico que você conhece melhor do que qualquer outra pessoa. O que poderia dar errado?

Sim, pode dar errado. Essa pode parecer uma das perguntas de entrevista mais fáceis de responder numa entrevista de emprego, no entanto, por não fornecer uma resposta boa e convincente, muitos candidatos deixam de ocupar a vaga pretendida.

Em primeiro lugar, essa provavelmente será uma das primeiras perguntas que o entrevistador fará, e é nisso que irão basear a primeira impressão sobre você. Além disso, responder mal poderia prejudicar sua autoconfiança desde o início e, assim, prejudicar seu desempenho pelo resto da entrevista. Dessa maneira, é essencial preparar muito bem essa resposta.

Estruture sua resposta

Primeiramente, garanta que sua resposta esteja estruturada.

em:

– Introdução

– Desenvolvimento

– Conclusão

 Assim, você se lembrará de todos os pontos importante, organizar suas ideias de maneira lógica e responder a pergunta de forma objetiva, clara e concisa tendo muito mais chances de encantar o entrevistador.

Por sua própria natureza, os parâmetros dessa pergunta são muito amplos e podem levar você a se apegar demais aos detalhes.

No entanto, o que o entrevistador realmente deseja saber com essa pergunta é:

  1. Sua formação acadêmica e profissional relevante.
  2. Quais as principais habilidades e conhecimentos que você tem diretamente relacionados a esta oportunida.
  3. O que você almeja para a sua vida profissional e por que esse cargo o atraiu.

Como você deve falar sobre cada ponto?

1. Fale sobre sua formação acadêmica e profissional

Comece sua resposta, fornecendo ao entrevistador uma breve visão geral de sua formação educacional e profissional. Garanta que você inclua apenas a experiência e a educação relacionadas diretamente ao cargo pretendido. Por exemplo, se você esta se candidatando para um cargo de executivo sênior de marketing digital, sua resposta pode ser semelhante à abaixo:

“Tenho 27 anos, sou formado em administração de empresas, com mestrado em Marketing Digital. Trabalho nessa área, na indústria do esporte, há dois anos, desde que terminei o mestrado.”

Como você pode ver a resposta acima descreve apenas o histórico educacional e de carreira que poderia ser útil para o cargo, mantendo o entrevistador envolvido e pronto para ouvir sobre o próximo ponto , por exemplo, as habilidades que você aprendeu durante esse período.

2. Principais habilidades e conhecimentos que você tem, diretamente relacionados a essa oportunidade.

Agora é hora de falar sobre as habilidades e os conhecimentos relevantes que você desenvolveu ao longo de sua vida acadêmica e experiência profissional até agora. Por exemplo:

“Durante o meu tempo neste setor, pude aplicar o que aprendi no mestrado, desenvolvendo, ainda mais minha experiência em marketing digital, além de ter a chance de confirmar, mais uma vez, minha paixão por essa carreira”.

Você também pode apoiar assa parte de sua resposta com exemplos mensuráveis, por exemplo:

“Recentemente, liderei uma campanha por e-mail, que aumentou nossa taxa de conversão em 10%.”

Para recapitular, nessa etapa de sua resposta, você deve fornecer uma visão geral de:

b.. Sua formação acadêmica e profissional relevante

b. Suas habilidades, conhecimentos e as principais evidências para respaldar tudo.

  1. O que você está procurando nesse cargo e por que ele o atraiu

Para a parte final da sua resposta, explique ao entrevistador quais são suas ambições de carreira e o que você espera da sua próxima jornada.

Fuja da tentação de falar demais sobre os motivos, pelos quais você deseja deixar seu atual empregador. Em vez disso, explique sucintamente, por que deseja esse papel nesta organização. A regra de ouro para responder ao ponto 3 é ser positivo e focado na oportunidade em mãos, por exemplo:

“Meu trabalho anterior me ajudou a desenvolver as habilidades digitais que tenho hoje, no entanto, acredito que, com o objetivo de aprimorar ainda mais meus conhecimentos, é hora de seguir em frente. Desse modo, estou procurando um papel mais desafiador em uma organização global e com ritmo acelerado, onde há muito espaço para eu crescer como profissional de marketing. Esse é o motivo pelo qual fiquei tão satisfeito por ter sido convidado para uma entrevista para esse cargo. ”

Um exemplo de resposta perfeita

Levando em consideração todas essas regras de ouro, o exemplo perfeito de uma resposta para “Fale-me sobre você” pode parecer um pouco como o abaixo:

“Sou formado em administração de empresas, com mestrado em Marketing Digital. Trabalho nessa área, na indústria do esporte há dois anos, desde que saí da universidade. Durante o meu tempo neste setor, pude aplicar o que aprendi no mestrado, desenvolvendo, ainda mais minha experiência em marketing digital, além de ter a chance de confirmar, mais uma vez, minha paixão por essa carreira. Minha organização anterior me ajudou a desenvolver as habilidades digitais que tenho hoje, no entanto, acredito que, com o objetivo de aprimorar ainda mais meus conhecimentos, é hora de seguir em frente. Desse modo, procuro um cargo mais desafiador em uma organização multinacional, que me permita um ritmo mais acelerado, e com melhores chances de crescimento. Esse é o motivo pelo qual fiquei tão satisfeito por ter sido convidado para uma entrevista para esse cargo.”

A prática leva à perfeição

Pratique, pratique, pratique! Ao fazer isso, você poderá reprimir qualquer hábito nervoso, além de treinar uma linguagem corporal positiva e o contato visual. 

Uma boa ideia é praticar respondendo a essa pergunta na frente do espelho, de uma câmera ou de alguém em quem confie que possa lhe dar feedback.

Comece bem a sua entrevista, planejando uma resposta relevante, concisa e positiva, que diga ao entrevistador por que você está sentado na frente dele e por que suas habilidades e experiência o consideram a melhor pessoa para o trabalho.

Lembre-se: a prática leva à perfeição!

Espero ter ajudado!

Um abraço!

Fátima Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *