Para concurso e vestibulares


A solidão é a grande ameaça

Qual é a diferença entre comunidade e rede? A comunidade precede você. Você nasce numa comunidade. Por outro lado, temos a rede. O que é uma rede? Ao contrário da comunidade, a rede é feita e mantida viva por duas atividades diferentes. Uma é conectar e a outra é desconectar. A diferença entre a comunidade e a rede é que você pertence à comunidade, mas a rede pertence a você. Na rede, você se sente no controle. Você pode adicionar amigos, se quiser, você pode deletá-los, se quiser. Você controla as pessoas com quem você se relaciona. Isso faz com que os indivíduos se sintam um pouco melhor, porque a solidão, o abandono, são os grandes medos nestes tempos de individualização. Mas, nas redes, é tão fácil adicionar e deletar amigos que as habilidades sociais não são necessárias. Elas são desenvolvidas na rua, ou no trabalho, ao encontrar gente com quem se precisa ter uma interação razoável. Aí você tem que enfrentar as dificuldades, se envolver em um diálogo.

Então, é uma situação ambivalente e, consequentemente, um fenômeno curioso dessa pessoa solitária numa multidão de solitários. Estamos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo.

Zygmunt Bauman – Entrevista para o portal Fronteiras do Pensamento
https://www.fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-la-solidao-e-a-grande-ameaca

Proposta de escrita

Com base nas informações do textos e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo posicionando-se sobre a seguinte questão:

Qual é a importância de se falar com o outro e não para o outro?

Escreva o seu texto, mas antes não se esqueça de ler e interpretar o texto de apoio. Essa é a diferença entre os textos bons e os ruins.

Caso tenha dificuldades, envie suas perguntas nos comentários aqui abaixo. Responderei, com certeza!

Boa escrita!

Um abraço!

Fátima Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *