A vida hiper conectada

Tema

No livro 24/7: Late Capitalism and the Ends of Sleep (Capitalismo tardio e os fins do sono), o autor Jonathan Crary analisa os riscos da vida hiper conectada. 

Segundo o autor, o sistema capitalista global mudou fundamentalmente a experiência humana, ao subverter todos à tirania da sintonia permanente, que subverte os ritmos naturais do sono e da vigília; as pessoas estão conectadas 24/7 (24 horas por 7 dias da semana, expressão popular em inglês para “sempre ligado”.

Jonathan Crary caracteriza o momento em que estamos vivendo como um tempo do qual não há refúgio, não há lado de fora. Estamos sempre envolvidos em informações. De alguma forma, somos um elo da internet como um terminal de produção e consumo de conteúdo, tendo como resultado final um empobrecimento e uma privação maior por causa dessas demandas.

Capitalismo Tardio e os Fins do Sono. Jonathan Crary – Ed. Cosac Naify

Proposta

Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

As pessoas se preocupam com a privacidade de suas informações, que podem ser vistas por agências de inteligência, mas não têm restrições nem hesitam quando expõem sua vida particular no mundo digital.

Orientações

  • Desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
  •  Assinale o tema escolhido (1 ou 2) nos quadradinhos correspondentes (próxima página).
  • Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.
  • Defenda ou refute as ideias apresentadas através de uma dissertação integrada, coerente,organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema.
  • Respeito ao tema é um dos itens de avaliação.
  • Importante: Não há uma resposta ou alternativa certa ou errada a ser encontrada. Não vamos julgar suas opiniões, mas sua capacidade de análise e argumentação

Quer saber se sua redação atende aos critérios da sua banca examinadora? Escreva-a e envie para o nosso whatsapp: (34) 99149 2401

Não se esqueça de nos informar qual é o concurso que você vai prestar e qual é a banca, Ok?

Um abraço!

Fátima Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *